O Movimento Amigos do Garantido (MAG) abre, neste sábado, a temporada de Currais — os tradicionais ensaios que preparam os torcedores encarnados para o Festival Folclórico de Parintins. Neste primeiro ensaio, o público vai conhecer, ao vivo, as toadas do álbum de 2025, intitulado Boi do Povo, Boi do Povão. A festa começa às 21h e levará ao palco do Sambódromo os itens oficiais do Garantido, compositores, grupos oficiais (torcida e dança), em um espetáculo programado para ser apoteótico do início ao fim.
“O clima é de muita expectativa e entusiasmo. Nem parece que estamos a três meses do festival e já notamos uma mobilização imensa do nosso torcedor. Por isso, estamos programando um Curral organizado, com planejamento e muito trabalho, para que o nosso torcedor saia feliz depois de uma grande festa”, diz a presidente do MAG, Cláudia Santos.

Com entrada gratuita, o Curral será dividido em três partes, sem a possibilidade de atrasos por parte da organização, devido à necessidade de cumprimento rigoroso dos horários, já que será transmitido pela emissora oficial do festival e dos ensaios, a TV A Crítica.
A partir das 21h, sobem ao palco Carlinhos do Boi, Luciano Araújo e Márcia Siqueira. Às 23h, a Batucada, o Comando Garantido (torcida oficial) e o Garantido Show (grupo de dança) formam o cenário e a base musical para a apresentação do álbum 2025. Neste momento, dividirão o palco: Israel Paulain, David Assayag, Luciano Araújo e Márcia Siqueira. É também a hora da entrada dos itens oficiais: Adriano Paketá (pajé), Isabelle Nogueira (cunhã-poranga), João Paulo Faria (amo do boi), Lívia Christina (rainha do folclore), Jéveny Mendonça (porta-estandarte) e, o astro maior, o Boi Garantido. Serão 14 toadas de 2025, em um show previsto para durar cerca de duas horas e meia.
A terceira e última parte da programação terá Leonardo Castelo, Felipe Júnior e Márcia Novo no palco. Um desafio ao preparo físico, pois os três vão se revezar em um repertório dançante para encerrar a noite de uma festa sobre a qual a Nação Vermelha e Branca criou uma grande expectativa, refletida nos inúmeros comentários nas redes sociais oficiais do Boi Garantido.
“Meu toque de celular é Perrecheologia (uma das toadas de 2025); minha neta de 6 anos já sabe algumas toadas do álbum do Garantido”, comenta a torcedora @valeria_vdl, no Instagram. No último post da noite de quinta-feira, no perfil do MAG, os comentários podem ser resumidos em frases como “toadas belíssimas”, “álbum de 2025 tá sensacional” ou, simplesmente, “estaremos lá”, dizem os torcedores.
Isabelle convida
A cunhã-poranga Isabelle Nogueira afirma que preparou uma apresentação especial para o público encarnado.
“O nosso álbum já está abraçado por toda a nossa inigualável galera vermelha e branca. A festa de sábado vai ser maravilhosa, de muita emoção, de muita alegria, e ali vai ser a arrancada para o grande título do boi do povão, no Bumbódromo (de Parintins). Estou me preparando para minha performance, para entregar o meu melhor ao nosso povo, à nossa nação. Com certeza absoluta, todo mundo vai se apaixonar. E você não pode perder, viu? Você é o nosso convidado”, declarou Isabelle.

Sobre o álbum 2025
O álbum Boi do Povo, Boi do Povão nasce da união entre talento, planejamento e paixão pela cultura popular. Sob a direção musical de Álder Oliveira, a produção do disco seguiu um processo meticuloso, que envolveu desde uma pré-produção intensa até a masterização em estúdio internacional, resultando em um trabalho elogiado por sua sonoridade apurada e identidade marcante.
Além de Álder, assinam a produção Fredinho Góes e Enéas Dias, com a participação do maestro Valteir Santos. Após a captação dos instrumentos e vozes, o processo seguiu para São Paulo, onde o engenheiro de áudio Bill Reinikova realizou a mixagem.
O resultado, segundo Álder, é um som moderno, coeso e, ao mesmo tempo, fiel às raízes do Boi da Baixa.
“O repertório foi inteiramente definido pela Comissão de Arte do Garantido, que deu orientações claras sobre os estilos e o propósito das toadas. Com mais tempo e organização em relação ao ano anterior, os compositores trabalharam em sintonia com essas diretrizes. A seleção final apresenta um equilíbrio entre toadas de galera e toadas de arena, misturadas no álbum — em vez de separadas — como forma de valorizar a alta qualidade de todas as faixas”, afirma Álder Oliveira.
O diretor musical destaca também a participação ativa dos integrantes do Comando Garantido (torcida oficial) e do Garantido Show, além de compositores veteranos como Tadeu Garcia, Paulinho do Sagrado e Ellen Veras, que dividem espaço com uma nova geração talentosa — Igor Serrão, Pedro Nogueira, Michael Trindade e Paulo Almeida — autores da toada de arena Olhar de Curumim.
“Essa união de gerações reafirma a força criativa do Garantido”, completa Álder.
E sentencia: “O Garantido voltou a ser o farol das toadas. A aceitação da galera vermelha e branca é o que nos dá alívio e a certeza de que entregamos um álbum à altura da nossa história.”
Fotos do Curral em Manaus: Eduardo Cavalcante (Asscom MAG)
Fotos dos itens: Yasmim Kadore e Élcio Farias
Com colaboração da Equipe de Conunicação do Boi-Bumbá Garantido